A Igreja Batista Jardim da Prata é uma comunidade cristã evangélica batista, fundada em 02 de dezembro de 1951 por um grupo de cristãos oriundos da Igreja Batista do Engenho Novo. Está filiada à Convenção Batista Brasileira e à Convenção Batista Fluminense.

 

Comunidade indica que a essência de uma igreja é a congregação das pessoas que a compõem, mais um organismo vivo - que o Novo Testamento chama de corpo de Cristo - que uma organização-instituição religiosa.

 

Cristã indica a orientação espiritual desta comunidade, a saber, comunidade de Jesus Cristo, alinhada com a história da cristandade.

 

Evangélica indica a tradição da cristandade com a qual a comunidade se identifica, vem do fiel que se submete ao ensinamento contido nas “boas-novas” ( evangelium , em latim) trazidas por Jesus.

 

As Igrejas Batistas possui um governo congregacional, cuja doutrina básica se dá na salvação pela graça somente, tendo como regra de fé e de prática a Bíblia Sagrada e que tem como princípio primordial a separação entre Igreja e Estado.

Está distribuída em todo o mundo e não possui hierarquia e nem tampouco governo único, mesmo naquelas Igrejas Locais reunidas em Convenções, visto que é princípio da maior parte das Igrejas Batista o governo local da Igreja.

A Igreja Batista é uma denominação histórica. A maioria das igrejas batistas escolhem associar-se com grupos que fornecem apoio sem controle.

 

Esta organização, porém, não faz parte da Aliança Batista Mundial (WBA), que congrega a maior parte - 231 convenções e associações nacionais batistas em 121 países, com pouco mais de 42 milhões de membros e 177 mil igrejas. No Brasil, as maiores são a Convenção Batista Brasileira,

 

             
       
 
LINKS