Podemos definir o Pequeno Grupo Multiplicador – PGM como: “Um pequeno grupo de pessoas que se reúne regularmente para glorificar a Deus por meio do fortalecimento de relacionamentos discipuladores e da multiplicação de discípulos”.

 

Acima de tudo, o PGM existe para glorificar a Deus. João 4.24 revela que Deus busca adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade. Cada PGM existe para que Deus seja adorado em reconhecimento pelo que ele é, e louvado por tudo o que ele faz.

   

 

A) O QUE É UM PEQUENO GRUPO?

Um grupo de pessoas que se reúne semanalmente?  

Um “corpo” de crentes experimentando comunhão em Cristo?

 

• Uma família cuidando uns dos outros e estendendo o amor de Cristo?

B) DEFINIÇÃO DE PGM:

Um grupo de pessoas, que se reúne semanalmente para louvar, adorar e glorificar a Deus fortalecendo os relacionamentos para experimentar o pastoreio mútuo e o evangelismo. A PG precisa ser vista também como uma família usada por Deus para acolher, cuidar e transformar vidas pelo poder do Espírito Santo e onde Deus é louvado, adorado e glorificado. “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.” (Colossenses 3.16).

C) ETAPAS NA VIDA DE UM PGM:

  • Nascimento: A forma mais comum é por meio da multiplicação onde um PGM origina dois PGM. Um PGM pode nascer também por meio de uma pessoa que inicia encontros com pessoas as quais possui afinidade, como amigos, colegas de trabalho ou familiares.

 

 

Crescimento: Em sua caminhada, o PGM saudável vai alcançando, amando e cuidando de pessoas a cada encontro. Visitantes são trazidos e começam a participar do grupo e cada vez mais pessoas vão se envolvendo na administração do grupo, promovendo uma comunhão madura e sólida.

 

Maturidade Esta etapa é aquela em que o grupo já experimentou algum crescimento numérico. O líder e seu líder em treinamento estão trabalhando juntos e promovendo qualidade na vida de todos os discípulos. O conceito de multiplicação está sendo apresentado a todos e uma data para ocorrer a multiplicação já está sendo definida. As dinâmicas de multiplicação são aplicadas e batismos estão sendo marcados como consequência dos relacionamentos discipuladores desenvolvidos no PGM. Para um PGM se considerar maduro, é necessário que o líder em treinamento esteja apto para assumir a liderança de parte dos membros desse PGM, podendo nascer, assim, mais um grupo abençoador na cidade.

Em um PGM maduro, tudo deve ser multiplicado: o amor, a amizade, o cuidado, os encontros, os batismos. A soma de tudo isso é o que compreendemos como potencialização dos relacionamentos discipuladores por meio do PGM. A igreja tem como base o frutificar seguindo as recomendações do Mestre.

 

Multiplicação: A multiplicação é o resultado direto do crescimento numérico do PGM. Com o crescimento o PGM alcança seus limites que estão relacionados à capacidade física dos lares onde acontecem os encontros e da limitação da participação verbal de todos no encontro decorrente da quantidade de participantes. É um momento de celebração, pois com a multiplicação existe a possibilidade de levar a salvação em Cristo para mais pessoas. “Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia” (Atos 16.5).

D) OBJETIVO DO PGM: 

 

Venha nos fazer uma visita e comece a experimentar a vida dentro de um PGM. Você pode enviar algumas informações sobre seu perfil e podemos indicar o grupo com maior afinidade ou maior proximidade física de onde você mora: