AULAS GRATUITAS DE GINÁSTICA

Todas as Segundas, Quartas e Sextas

Das 7:30 as 8:30

 

Local: Espaço Múltiplo

Rua Maria Leopoldina, 182 Prata

 
         

Benefícios que valem ser lembrados são:

- Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento;

- Previne lesões (distensões musculares, entorses);

- Melhora a postura e o esquema corporal;

- Ativa a circulação;

- Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga;

- Melhora a atenção;

- Previne dores;

- Auxiliam no desenvolvimento da consciência corporal, melhorando a postura;

- Reduzem as tensões articulares provocadas por muito encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares (principalmente em idosos ou indivíduos que se viciam em posições erradas no dia-a-dia );

- Aumento da eficiência mecânica por permitir a realização dos gestos desportivos em faixas aquém do limite máximo do movimento onde a resistência ao gesto é maior;

- Permite a realização de gestos e movimentos que sem esta seriam simplesmente impossíveis;

- Diminuição dos riscos de lesões e distensões, apesar de não confirmado experimentalmente, a prática nos tem demonstrado sua veracidade;

- Propicia condições para melhoria da agilidade, força e velocidade, reduzindo a deteorização física associada com a idade.

 
   
 
 
Professor Kauê
         
 

Parceria:

O Espaço Múltiplo da Igreja tem parceria com o Projeto
Movimento e Vida vinculado a Prefeitura Municipal de
Nova Iguaçu. Coordenado pelo Vereador Ferreirinha.

         

Como é possível perceber a necessidade de alongamento?

Se tarefas como alcançar um objeto que está em um lugar alto ou amarrar o sapato têm sido uma verdadeira odisséia diária para você, algo está errado com sua flexibilidade. Isso porque atividades como essas só são possíveis devido à capacidade de deformação dos tecidos musculares, mas com a redução da demanda física, os músculos tendem a se acomodar, ou seja, como se diz na gíria, é como se estivéssemos "enferrujados".

"A atividade de alongar os tecidos é de grande utilidade para a manutenção da nossa amplitude articular, que garante nossa mobilidade", explica o professor de pós-graduação em Educação Física do CBES - Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos, André Luis Rodacki.

 

Quais as vantagens de fazer alongamento?
Além de melhorar nossa flexibilidade, facilitando as tarefas diárias, o alongamento também tem função relaxadora. "Exercícios de alongamento também ajudam a reduzir as tensões musculares", acrescenta o professor. Esse tipo de exercício pode diminuir aquela dor no pescoço e nas costas, decorrentes de estresse melhorar a qualidade do nosso sono e, até mesmo, nossa capacidade de concentração. O alongamento quando corretamente realizado pode ainda melhorar a postura e ser usado como ferramenta eficaz no tratamento de disfunções na coluna, como acontece, por exemplo, no método RPG - Reeducação Postural Global.

 

Quais são as conseqüências de não fazer alongamento?
Basicamente, a falta de alongamento implica em perda da flexibilidade. "Vários estudos revelam que a diminuição da elasticidade muscular tem diversas conseqüências ruins para o corpo, podendo inclusive, pré-dispor idosos a quedas", afirma.